saude-propolis-beneficios-74684

Os benefícios do própolis

18 de setembro de 2014

O que você sabe sobre o própolis? Pesquisas recentes mostram que ele pode ser eficaz contra vírus, bactérias e fungos. As análises concluíram que, além de combater o excedente de radicais livres (efeito antioxidante), o própolis também se mostrou muito eficaz frente aos micróbios.

Ficou interessado? Conheça alguns efeitos dessa resina no corpo:

Combate amidalites: infecções nas vias aéreas superiores, como amidalite, costumam ser provocadas por bactérias chamadas gram-positivas. Experimentos demonstraram que o própolis possui uma atividade antibacteriana mais pronunciada contra micro-organismos desse tipo, e pode amplificar a ação de antibióticos.

Protege os dentes: até as bactérias da boca saem perdendo com o produto das abelhas! Os responsáveis são os chamados compostos fenólicos, substâncias que, no corpo, estão por trás dos benefícios do própolis. Eles contribuem para a integridade do esmalte dentário e ajudam a prevenir cáries e doença periodontal.

Fortalece a imunidade: em alguns estudos foi observada a participação do própolis em prol do sistema imunológico. Suas substâncias promovem uma maior ativação das células de defesa, favorecendo o reconhecimento e a destruição dos micróbios.

Acaba com a acne: além do aroma agradável, o própolis pode liberar na pele substâncias de ação antibacteriana. Por causa disso, vários especialistas recomendam uso de sabonete à base da resina para pessoas que sofrem com esse problema.

Fonte: Revista Saúde