0202

Carnaval: os 10 mandamentos do coração

28 de fevereiro de 2014

Durante o Carnaval os casos de ataques cardíacos e derrames, causados pelo consumo excessivo de álcool, cigarro, drogas e alimentação incorreta, aumentam em 20%. Tanto as pessoas saudáveis como as que já tiveram problemas cardíacos devem ficar atentas a qualquer sintoma estranho, como cansaço exagerado, falta de ar, dor no peito, tonteira e palpitações.

O Instituto Nacional de Cardiologia (INC) elegeu os “dez mandamentos” a serem seguidos durante o Carnaval para não sobrecarregar o coração, e que devem te guiar antes e durante a folia. 

Todo excesso será castigado

Não é proibido que hipertensos, diabéticos e pessoas com doença valvar ou nas coronárias brinquem durante o período. Mas, quem pretende cair na folia e já teve problemas no coração, deve consultar um cardiologista para garantir a boa performance durante a festa. Com resultado satisfatório, pular Carnaval está liberado!

É do check-up que elas gostam mais

O Carnaval é uma verdadeira maratona de atividades físicas. E antes de fazer qualquer exercício, mesmo para quem sempre foi saudável, é recomendado procurar um médico para avaliar seu condicionamento físico e as taxas do organismo.

Exercitar-se é preciso

Aqueles que vão sair atrás dos blocos ou irão desfilar em escola de samba devem se preparar! É recomendado fazer exercícios físicos durante 40 minutos, cinco vezes por semana. Caminhadas intercaladas com pequenas corridas, hidroginástica e esteira ou bicicleta são boas opções para auxiliar na melhora do condicionamento.

Cachaça não é água não

Mantenha sempre o organismo hidratado! Além de muita água, é indicada a ingestão de isotônicos, água-de-coco e suco de laranja ou abacaxi com hortelã.

O dia já vem raiando e o calor também

O calor faz muita gente passar mal. A incidência do sol forte por horas e a aglomeração de foliões podem provocar queda na pressão arterial, dores de cabeça e até desmaios. Por isso, além de ter sempre uma garrafinha de água à mão, use roupas leves e procure lugares com sombra para se abrigar durante o percurso dos blocos.

‘Larga mão’ desse feijão

Nada de abusar da feijoada! No Carnaval, muitos se esquecem de consumir alimentos saudáveis, como saladas e pratos leves, que as altas temperaturas do verão pedem. O consumo de gorduras aumenta o colesterol, que é um dos fatores de risco para o infarto.

Nós temos lancheiras

Para quem vai pular de um bloco para o outro, é mais saudável levar o seu sanduíche de casa. Outras dicas leves e práticas são as frutas, que alimentam e ajudam a hidratar, como abacaxi, melancia, melão, pêra, maçã e tangerina.

Nada de dietas milagrosas

Do mesmo jeito que as pessoas abusam na alimentação, uma atenção especial vai para quem fecha a boca com a intenção de perder alguns quilinhos. Não dê ouvido a dietas milagrosas, que prometem a perda de peso em poucos dias. Fechar a boca na semana anterior ou durante o Carnaval não resolve e ainda deixa o organismo fraco, o que pode ocasionar uma hipoglicemia (perda de açúcar no sangue), comprometendo as atividades que exigem esforço.

A pressão arterial não sobe mais

A emoção descontrolada pode elevar a pressão arterial, o que é um perigo para o coração. O hipertenso deve reduzir o sal e consumir frutas que tenham potássio, como banana, laranja, melão, caju e frutas secas. É importante verificar sempre a pressão e mantê-la sob controle. Dicas: retirar o saleiro da mesa, usar leite desnatado e seus derivados (sem sal), comer peixe pelo menos duas vezes na semana, dar preferência às carnes brancas e carne magra de boi e evitar temperos industrializados.

Só risos e alegria

Em caso de estresse, procure controlá-lo. O Carnaval é uma festa que acontece apenas uma vez por ano. Então, lembre-se disso e respire fundo antes de perder a paciência. Caminhadas diárias por pelo menos 30 minutos ajudam a acalmar. Aliás, a atividade física com orientação é sempre um bom remédio.

Curta o Carnaval e caia na folia – com moderação e bom senso!

Fonte: Blog da Saúde