O final de 2013 foi marcado pelas fortes chuvas no Espírito Santo. Mais de 50 cidades foram atingidas, 60 mil pessoas afetadas e prejuízos de mais de R$ 300 milhões. Mas as consequências das enchentes vão além dos danos materiais, afetando também a saúde daqueles que tiveram contato com as águas das chuvas.
Duas das doenças mais comuns pós-enchentes são a cólera e a leptospirose. Ambas são contraídas com o consumo de água e alimentos contaminados. Leia mais detalhes dessas duas enfermidades e como evitar o contágio.
Cólera
É uma doença infecciosa que atinge o intestino delgado e é causada pela bactéria vibrio colérico (Vibrio cholerae). A transmissão acontece quando água e alimentos contaminados por fezes são consumidos ou manipulados pelos seres humanos.
Os principais sintomas são: diarreia e vômitos, que podem desencadear uma desidratação com a perda de água e sais minerais.
A melhor forma de combate à cólera é o repouso e a hidratação. O método mais efetivo é o uso de soro caseiro, que pode ser encontrado em qualquer posto de saúde e feito em casa. Veja aqui como utilizá-lo.
Leptospirose
Essa infecção é contraída no contato com a água ou urina de animais contaminados. Causada pela bactéria Leptospira, a doença pode ser transmitida por diferentes espécies de animais como roedores, suínos, caninos e bovinos, e chega a sobreviver por até seis meses no meio ambiente.
A pessoa infectada apresenta febre alta, mal-estar, dor muscular (mialgias), olhos vermelhos, tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação, manchas vermelhas no corpo e meningite.
Os principais tratamentos utilizados são as técnicas de hidratação e o uso de antibióticos e medicamentos para aliviarem os sintomas.
Recomendações gerais para a limpeza de locais atingidos pelas enchentes
É recomendável que, após as águas das enchentes baixarem, seja feita a limpeza de pisos, paredes e bancadas com água sanitária. Também é importante que as pessoas que realizarem a limpeza da lama, entulho e esgoto utilizem botas e luvas de borracha para evitar o contato com os locais contaminados.
Saiba mais