imag_comp_saude_rimOK

Dia Mundial do Rim: prevenção e diagnóstico

13 de março de 2014

Pouco lembrado pelas campanhas de prevenção, os rins, órgãos vitais para o bom funcionamento do corpo humano, merecem atenção não apenas hoje – Dia Mundial do Rim – mas durante o ano todo. E para reforçar esse alerta nós reunimos aqui algumas informações sobre o assunto.

Várias causas têm determinado o aumento de problemas renais, como o envelhecimento da população, a epidemia de obesidade, diabetes, o estresse, o tabagismo, presença de história familiar de doença renal, hábitos alimentares e o descuido em relação à prevenção e tratamento da hipertensão arterial, sendo este último a causa mais frequente de doença renal crônica (DRC) – caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais.

A DRC é a causa mais comum de transplante do órgão. E isso ocorre porque os rins do paciente vão gradativamente parando de funcionar, o que gera a invalidação do órgão e a necessidade de tratamentos agressivos como a diálise e hemodiálise e, até mesmo, de um transplante.

Como forma de prevenção às doenças renais, os especialistas recomendam a prática de atividade física regular, a ingestão de 1,5 litros a 2 litros de água por dia e o controle do açúcar no sangue, além de manter a pressão arterial sob controle, não fumar e evitar medicamentos anti-inflamatórios.

Vale ressaltar que as doenças renais são silenciosas e, por isso, não se deve esperar sintomas. O paciente não costuma sentir nada na fase inicial. Alguns reclamam de mal estar e cansaço, mas estes são sintomas muito inespecíficos. Em estados avançados, a doença causa náuseas, vômitos, falta de ar, inchaço, entre outros desconfortos. Por isso, manter o check-up laboratorial em dia é de extrema importância.

Diagnóstico:

A DRC pode ser facilmente diagnosticada por meio de um exame de urina e da dosagem de creatinina no sangue, e efetivamente tratada, retardando a progressão da doença.

Caso o problema seja diagnosticado, o paciente deve ser submetido a tratamento urgente e acompanhamento do progresso da doença.

Saiba mais:

http://goo.gl/tBmJp2

http://goo.gl/JgvKkO

http://goo.gl/SPdp78