reumatismo2

Dia Nacional da Luta Contra o Reumatismo

30 de outubro de 2014

O reumatismo é considerado uma doença das articulações, músculos, ligamentos e tendões, de caráter não traumático, que acomete – geralmente – pessoas mais velhas. E hoje, Dia Nacional da Luta Contra o Reumatismo, vamos falar um pouco mais sobre o assunto.

O que é?

A palavra reumatismo serve para designar um conjunto de doenças das articulações ósseas, de origem não traumática, ou seja, não são oriundas de acidentes nem por movimentos muito repetitivos, que também causam trauma nas articulações. São cerca de 300 doenças diferentes enquadradas dentro deste grupo.

Com a chegada da idade mais avançada a degeneração de partes do corpo fica mais intensa, por este motivo é tão comum encontrar idosos com um ou mais tipos de reumatismos. Mas também há jovens e mesmo crianças com algumas formas de reumatismo autoimune.

Sintomas

Apesar da variedade de tipos de reumatismo, os sintomas costumam ser bastante parecidos. O que muda são os locais acometidos, as funções atingidas e o tamanho da área afetada. Os principais sinais são: dor, inchaço, calor local, rigidez (geralmente pela manhã) e fraqueza nos músculos.

Causas

Como o reumatismo engloba um conjunto grande de doenças, suas causas também são diversas. Os degenerativos costumam ocorrer devido ao desgaste de alguma estrutura do organismo. Pode ser algo natural, que ocorre com a idade, ou induzido precocemente, devido ao excesso de exercícios físicos.

Os inflamatórios geralmente possuem ligação com o sistema imunológico. Quando alguma falha ocorre neste sistema o corpo passa a interpretar partes de estruturas, como organismos estranhos, e ao combatê-las inchaços costumam aparecer no local.

Os reumatismos infecciosos são geralmente causados por vírus ou bactérias. Distúrbios metabólicos também podem ter relação com o surgimento de alguma complicação. E, em certos casos, até mesmo a hereditariedade pode ser considerada fator de risco.

Diagnóstico

A denominação reumatismo engloba diversas doenças diferentes. O diagnóstico é feito pelo médico, através de análise clínica cuidadosa e vários exames laboratoriais.

Exames de sangue e exames de imagem, como ultrassonografia, raio-x e ressonância magnética, auxiliam o médico na hora de verificar as causas e os motivos do incômodo que o paciente vem sentindo. Com a chegada do diagnóstico é preciso dar início ao tratamento o quanto antes, auxiliando no combate à dor e até mesmo minimizando algumas causas do problema.

Prevenção

Em casos de reumatismo de origem hereditária, a pessoa provavelmente irá desenvolver alguma complicação em determinado período da vida. Havendo o diagnóstico correto, o acompanhamento médico pode minimizar as consequências da doença, com uso de remédios, fisioterapia e outros recursos. Nessas doenças, assim como em outras, o resultado da influência genética pode ser modulado pelo ambiente e escolhas do indivíduo.

Uma boa alimentação é indicada para a prevenção não somente desta como de diversas outras doenças, já que um corpo saudável é um corpo mais protegido.

Trabalho intenso, movimentos repetitivos ou esforços excessivos podem acabar levando uma pessoa a ter degeneração articular. Portanto, fique atento ao seu corpo e aos movimentos que executa.

Estresse, ansiedade e depressão contribuem alterar nossa imunidade. Busque auxílio médico sempre que notar pioras nos sintomas. A obesidade e o sedentarismo enfraquecem músculos e ossos, prejudicando as articulações ósseas. Adquira o hábito de praticar atividades físicas e mantenha uma dieta equilibrada.

Fonte (e saiba mais): Dr. Drauzio e Saúde Medicina