cigarette-424540_640

Dia Nacional de Combate ao Fumo: os malefícios do cigarro

29 de agosto de 2014

As dúvidas sobre os malefícios do tabagismo são poucas. Porém, o número de pessoas que morrem vítimas do cigarro continua a crescer em todo o mundo. E como hoje, 29 de agosto, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, abordaremos aqui no blog os males que o cigarro pode provocar no organismo.

De acordo com dados da Fundação Mundial do Pulmão, até 2030 o número de mortes dobrará para 10 milhões por ano. Além dos problemas de saúde, o fumo também provoca problemas estéticos, como o envelhecimento precoce da pele, aumento da celulite e mudanças de voz.

O cigarro pode causar cerca de 50 doenças diferentes, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias. A fumaça é inalada durante a tragada, passa pelos pulmões e chega ao cérebro em até 9 segundos. Como todo o sangue do corpo passa pelos pulmões a cada minuto, as substâncias nocivas geradas na combustão do tabaco espalham-se pelo organismo com velocidade semelhante a de substâncias introduzidas por uma injeção endovenosa.

Logo abaixo você confere alguns males provocados pelo tabaco no organismo:

- Da cárie ao câncer

O tabagismo provoca vários estragos na região da boca. Além de modificar o hálito, a fumaça irrita a gengiva e pode facilitar o surgimento de cáries. Há também uma alteração nas papilas gustativas, o que afeta o paladar do fumante. O cigarro ainda aumenta os riscos de câncer da boca, garganta e cordas vocais.

- Fígado e nicotina

A nicotina aspirada pelo fumante segue para o fígado, onde é metabolizada, gerando subprodutos que podem causar câncer hepático.

- Risco de derrame

O cérebro também pode ser afetado pelas dificuldades de circulação causadas pelo cigarro. Os vasos comprimidos, a qualidade do sangue prejudicada e o aumento da pressão arterial podem resultar em derrame cerebral (AVC).

- Circulação comprometida

A nicotina diminui a espessura dos vasos sanguíneos e o monóxido de carbono reduz a concentração de oxigênio do sangue. Assim, o fumante está mais sujeito a problemas relacionados à circulação, como aneurismas (dilatação de vasos sanguíneos que favorece os derrames), tromboses (entupimento dos vasos), varizes e até uma doença chamada tromboangeíte obliterante, que afeta as extremidades do corpo, podendo levar à amputação dos membros.

- Infarto à vista

Um dos órgãos mais afetados é o coração. A ação da nicotina faz com que o corpo absorva mais colesterol. O cigarro também eleva a pressão arterial e a frequência cardíaca, que sobe até 30% durante as tragadas. Tudo isso é fator de risco para problemas no coração, tornando o fumante mais propenso a ter infartos.

Fontes: Mais EquilíbrioMundo Estranho e INCA