Diagnóstico precoce do câncer ocular aumenta chances de cura

Diagnóstico precoce do câncer ocular aumenta chances de cura

17 de setembro de 2013

O diagnóstico do retinoblastoma pode ser feito pelo exame oftalmológico completo l Foto: Getty Images

Nesta terça-feira (17) é comemorado o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma. Mais conhecido como câncer ocular, a doença é mais comum em crianças e atinge as células formadoras da retina (células nervosas que revestem o olho), comprometendo a visão ou até mesmo causando a perda de um dos olhos. 

O retinoblastoma invade o nervo óptico e o sistema nervoso central e pode ocorrer em recém-nascidos e até em crianças acima de sete anos. A maioria dos casos é diagnosticado entre os dois anos e meio a três anos. 

O principal sintoma é a leucocoria, um reflexo branco, semelhante ao olho do gato, quando um feixe de luz artificial ou de um flash incide através da pupila. Nos olhos saudáveis, esse reflexo é sempre vermelho. Outros sintomas são baixa visão, estrabismo e deformação do globo ocular. 

O diagnóstico do retinoblastoma pode ser feito pelo exame oftalmológico completo, com avaliação da retina, ultrassonografia do olho e tomografia computadorizada de órbitas e crânio. Também podem ser analisadas alterações genéticas envolvendo o gene RB1, através das técnicas, oferecidas pelo LIG Diagnósticos Especializados, de Sequenciamento e Análise de deleções e duplicações. 

Os tratamentos da doença podem ser realizados com laser (termoterapia), quimioterapia, radioterapia, crioterapia ou enucleação (retirada do globo ocular). O tipo de tratamento dependerá do tamanho e localização do retinoblastoma e a avaliação do comprometimento da visão e da idade da criança. 

Saiba mais em:

http://goo.gl/At4M39

 http://goo.gl/hONRss

http://goo.gl/9zijHH