0303

Cuidado com as dietas milagrosas!

26 de fevereiro de 2014

Na semana passada diversos portais de notícia contaram a história de Karina Gonçalves que, por conta de uma dieta rigorosa, acabou perdendo o movimento das pernas. O problema foi provocado por uma desnutrição profunda e pela falta de vitamina B1 no organismo (beriberi hipovitaminose).

Por oito meses Karine ficava durante toda a parte da manhã sem comer. Na hora do almoço ela tomava um shake e um chá, à tarde ingeria apenas água, e à noite mais shake e chá. Além de seguir essa dieta, ela também fazia uso de remédios para combater a gordura localizada, em cápsulas de óleo. Com isso, o resultado não poderia ser outro: desnutrição! 

A falta de vitamina, principalmente a vitamina B1 – que provoca o estímulo nervoso favorecendo a contração muscular – e nutrientes presentes nos alimentos pode ter provocado a fraqueza nas pernas de Karine, já que o déficit de glicídios e proteínas diminui a força muscular e a energia para manter a integridade física do corpo.

Karine já voltou a se alimentar de forma mais saudável e a expectativa é que volte a andar dentro de alguns dias. E ela garantiu: dieta radical nunca mais!

De acordo com os médicos, não é necessário lançar mão de dietas radicais para emagrecer. Com uma dieta equilibrada, sem pular refeições e mantendo uma alimentação saudável, é possível perder peso. A orientação é não ficar longos intervalos em jejum, comer pequenas porções a cada três horas, ingerir bastante água, evitar frituras, doces e, claro, praticar atividades físicas com frequência.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia elaborou uma lista de informações importantes sobre dietas milagrosas. Confira abaixo:

1. Não existe dieta milagrosa;

2. Não se deve acreditar em e-mail ou qualquer tipo de anúncio sobre esse assunto;

3. Não mudar e/ou consumir qualquer tipo de medicamento sem antes consultar um médico especialista – endocrinologista;

4. O emagrecimento é um processo gradativo e se ocorrer de forma rápida pode ser prejudicial à saúde;

5. Muitas vezes o peso perdido nessas dietas milagrosas não é de gordura, mas de músculos e água;

6. Nem sempre uma dieta que funciona com uma pessoa será eficaz para outra;

7. Essas dietas podem até trazer algum resultado, porém, pode ser desastroso assim que a dieta é abandonada, causando o famoso “efeito sanfona”;

8. Para emagrecer não basta só ingerir menos calorias, é necessária a prática paralela de atividade física;

9. As dietas feitas sem prescrição médica podem causar desgaste ao organismo;

10. Cada pessoa possui suas necessidades nutricionais específicas.

Fonte: Jornal Hoje