genética obesidade

Genética ajuda no combate mais eficaz contra a obesidade

12 de setembro de 2013

A obesidade é considerada um dos maiores problemas de saúde na atualidade e atualmente atinge 70 milhões de brasileiros, além de ser fator de risco para doenças graves, como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e câncer.

Mas você tenta não fazer parte dessa estatística. Faz exercícios todos os dias, controla sua alimentação, mas mesmo assim não diminui o peso.

Uma das ferramentas que podem ser utilizadas para chegar ao peso ideal pode estar na genética. Através de exames relacionados com determinados genes é possível realizar diversas ações:

Prever o risco de desenvolver obesidade e se há relação com indícios familiares de obesidade.

Personalizar o tratamento da obesidade, identificando a tendência de aumento de peso ou de acúmulo de gordura com a ingestão de carboidratos; a resposta ao exercício físico e a dietas de restrição calórica, além do risco de doenças cardiovasculares associadas ao excesso de peso.

Prever a resposta ao tratamento e medicação, já que os resultados são variáveis de acordo com cada pessoa.

Estabelecer o peso ideal de uma pessoa, de acordo com sua composição genética.

O LIG Diagnosticos Especializados oferece um painel de avaliação que identifica as pessoas com mais chances de desenvolver obesidade. Essas informações ajudarão na hora dos profissionais de saúde, como os nutricionistas, estruturarem as dietas e exercícios específicos, aumentando a probabilidade de sucesso.

O painel também ajuda no estabelecimento de metas realistas para uma aproximação ao índice de massa corporal (IMC) ideal para cada pessoa e ajuda a afastar o conceito de “dieta milagrosa” ou o excesso de consumo de alimentos “saudáveis”.

 Como é realizado o Perfil Genético para Obesidade?

É realizada uma coleta de sangue, sem necessidade de jejum ou qualquer outra preparação prévia. A partir daí são analisadas as variantes genéticas associadas à obesidade comum, permitindo traçar um perfil genético e uma definição mais detalhada em relação às respostas às diferentes opções de tratamento.

O estudo genético da obesidade é um relatório que deve ser avaliado e interpretado por um profissional de saúde – endocrinologista ou nutricionista – para aproveitar a informação e adaptar o tratamento.

Descubra seu perfil genético e garanta sua qualidade de vida.

Saiba mais:

http://goo.gl/XIeTKE

http://goo.gl/BTzPCx

http://goo.gl/okbIya