img-comp

Gravidez de 12 meses diminui chances de má-formação do bebê

4 de abril de 2014

Calma. Não erramos o cálculo. Uma gravidez normal ainda dura 9 meses. Mas, existem cuidados que precisam ser tomados com até 3 meses antes do início da gestação, diminuindo em 75% as chances do bebê nascer com má-formação neurológica. A conta é simples: 3 meses antes com mais 9 depois, igual a 12 meses de uma gravidez saudável e sem riscos para o seu filho.

Existe uma substância chamada ácido fólico, vital para a formação do tubo neural do embrião, formando a medula espinhal e cérebro. Todo esse processo acontece nas primeiras semanas. Muitas vezes, antes mesmo da mulher descobrir que está grávida.

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B presente no espinafre, aspargo, brócolis, fígado, frutas cítricas e gema de ovo. Mas, quase sempre, a alimentação não supre a quantidade ideal para uma gravidez saudável. Nesses casos, o médico orientará a reposição por via oral.

É por isso que o Lig Diagnósticos Especializados oferece diversos exames – como teste de risco fetal, entre outros – muito importantes a partir do dia que você decidir engravidar e durante toda a gestação. Converse com o seu médico e faça o planejamento!