0707

Saiba quais são os tipos de medicamentos e como eles agem no corpo

20 de janeiro de 2014

Saibam quais são os tipos de medicamentos e como eles agem no corpoDizem que existe remédio para tudo. Desde dores de cabeça até doenças graves, como HIV (como dissemos aqui) e o câncer. Mas você sabia que existem quatro tipos de medicamentos com diferentes funções?

Primeiro temos que definir o que é um medicamento. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), medicamentos são substancias ou preparações elaboradas em farmácias (medicamentos manipulados) ou industrias (medicamentos industriais). Eles estão divididos em quatro tipos: efeito rápido, efeito local, blindados ou agradáveis.

Os medicamentos de efeito rápido entram em contato rapidamente com o sangue e tratam problemas agudos. Podem ser injetáveis, inaláveis ou sublinguais. Já os de efeito local são indicados para problemas musculares ou de pele, como os cremes, pomadas, sprays ou emplastos.

Os encapsulados, cápsulas de gel e comprimidos são classificados como blindados. Os conteúdos deles são protegidos para não se desfazerem antes de chegar ao órgão alvo. Os medicamentos agradáveis são os xaropes, mastigáveis e gotas, com cor, cheiro e gosto que facilitam a digestão.

O tipo e a dosagem de cada medicamento são diferentes para cada pessoa, já que depende de vários fatores como peso, altura e sexo. Um dos ramos da medicina que estuda a relação entre os medicamentos no organismo e os efeitos colaterais é a Farmacogenética.

Farmacogenética

Um dos ramos que mais crescem na medicina é a Farmacogenética, que faz parte do ramo da “medicina personalizada”, e estuda a relação entre a variabilidade genética de cada pessoa aos medicamentos. Com esse tipo de estudo é possível determinar como o metabolismo do organismo reage com as substâncias da droga ingerida.

Isso resulta no aumento da eficácia dos medicamentos e a diminuição dos efeitos colaterais. Saiba mais como são realizados os exames de Farmacogenética pelo LIG Diagnósticos Especializados aqui.

Saiba mais

http://goo.gl/Z2Kusw 

http://goo.gl/81KEHE

http://goo.gl/pVmNiy