lig_0016_15b_dia_nacional_da_saude_e_nutricao

Benefícios da beterraba para a nossa saúde

31 de março de 2015

lig_0016_15b_dia_nacional_da_saude_e_nutricaoNo Dia Nacional da Saúde e Nutrição, comemorado hoje, temos uma pergunta para você: como está o seu prato de comida? Nossa sugestão é que você coloque um pouco de beterraba aí!  Além de ter uma cor linda, a raiz é saborosa e cheia de vantagens nutricionais.

Para você ter uma ideia da lista dos benefícios, a beterraba combina fibras, carboidratos, ferro, cobre, magnésio, manganês, cálcio, potássio, nitratos, vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina K, e antioxidantes importantes como carotenoides e licopeno.

É importante que o legume seja consumido três vezes por semana. Dê preferência para a versão cozida, já que dessa forma é extraído o oxalato, um dos fatores antinutricionais, que impede a absorção de outros nutrientes.

E como escolher? Veja se a beterraba está firme e sem muitos machucados na casca, e opte sempre por uma raiz bem fresca, vendida em ramos com folhas e talos. As de tamanho pequeno ou médio são mais saborosas e macias.

Faz bem para a pele!

A vitamina C da beterraba atua efetivamente em duas frentes: ela tem participação ativa no colágeno, proteína que garante sustentação à pele; e tem ação antioxidante, que evita o ataque dos radicais livres ao nosso organismo. O resultado é a prevenção do envelhecimento precoce.

No betacaroteno você já ouviu falar, não é? Este pigmento natural presente na beterraba estimula um bronzeado saudável. Ele é transformado pelo nosso organismo em vitamina A, substância capaz de auxiliar na formação de melanina, que protege a pele contra a ação dos raios ultravioleta.

É aliada na prática de exercícios físicos

O nitrato, presente no suco de beterraba, é transformado em óxido nítrico (NO2). O seu poder de relaxamento da musculatura da parede dos vasos sanguíneos resulta em aumento de massa magra, aumento de força (devido maior velocidade da contração da fibra muscular), e uma melhor recuperação muscular após o exercício.

Pressão arterial controlada

O óxido nítrico, que melhora a circulação sanguínea, também diminui a pressão arterial após uma hora do consumo de 500 ml de suco de beterraba. A conclusão foi de um estudo feito pelas Universidades Queens University e Exeter.

Reduz o colesterol
Um corante presente na beterraba chamado betalaína, cujo principal componente é a betanina, tem ação antioxidante e protege as partículas de LDL-colesterol — o colesterol ruim — da oxidação. Com isso, ela evita o entupimento dos vasos sanguíneos e previne doenças cardiovasculares.

Blinda a imunidade

As betalaínas também são antiviral e antibacteriano, e assim reduzem os riscos de infecções por micro-organismos. Além disso, a beterraba conta com betacaroteno, vitamina C, vitamina E, e cobre, nutrientes potentes quando o assunto é defender o organismo. Para completar, a raiz é rica em zinco, mineral que auxilia na cicatrização de tecidos.

Fontes:

Revista Viva Saúde
Saúde e Dica