0101

Cálculos renais: causas, sintomas e tratamentos

7 de janeiro de 2015

Cálculos renais – ou pedras nos rins – são formações endurecidas nos rins ou nas vias urinárias resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina. Sua presença pode passar despercebida, ou seja, sem sintomas, ou provocar dores muito fortes, que começam nas costas e se irradiam para o abdômen, e se manifestam em cólicas – um pico de dor intensa seguida de um certo alívio. Em geral, essas crises podem ser acompanhadas por náuseas e vômitos, e requerem atendimento médico-hospitalar.

Causas

Entre as causas do cálculo renal, podemos destacar: volume insuficiente de urina, ou urina supersaturada de sais; grande quantidade de cálcio, fosfatos, oxalatos, cistina, ou falta de citrato; distúrbios metabólicos do ácido úrico ou da glândula paratireoide; alterações anatômicas ou obstrução das vias urinárias.

Sintomas

Em geral, os sintomas são: sangue na urina; suspensão ou diminuição do fluxo urinário; necessidade mais frequente de urinar e infecções urinárias.

Diagnóstico

Além das evidências clínicas – dor intensa e sinais de sangue na urina – cálculos renais podem ser diagnosticados por raios x de abdômen, ultrassom ou pela urografia excretora (exame mais específico das vias urinárias).

Tratamento

- Medicamentos podem ser indicados somente pelo médico, levando em conta a causa da formação dos cálculos. Durante as crises, é indicado o uso de analgésicos e anti-inflamatórios com o objetivo de aliviar a dor.

- Litotripsia, ou seja, bombeamento das pedras por ondas de choque que visam a fragmentação do cálculo – o que torna a sua eliminação pela urina mais fácil.

- Cirurgia percutânea ou endoscópica: por meio do endoscópio e através de pequenos orifícios o cálculo pode ser retirado dos rins após sua fragmentação.

- Ureteroscopia: por via endoscópica, permite retirar os cálculos localizados no ureter.

Fonte: Dr. Drauzio