lig_dia_do_idoso

Comemore o Dia do Idoso!

1 de outubro de 2014

Hoje, 1º  de outubro, é comemorado o Dia do Idoso (data instituída pela Organização das Nações Unidas – ONU). E vamos combinar que esse dia deve realmente ser comemorado, afinal chegar à terceira idade é um privilégio e também sinal de muitas experiências já vividas.

De acordo com a ONU, são consideradas pessoas idosas aquelas com mais de 65 anos de idade (chamadas também de grupos da terceira idade). No Brasil, são mais de 15 milhões de pessoas e, daqui a 20 anos, essa população deve dobrar, já que no mundo inteiro, devido aos investimentos na área da saúde, a população aumentou sua longevidade.

Até 2050 o número de indivíduos com mais de 65 anos será maior do que o de pessoas com 15 – nos países mais desenvolvidos. E mais! Hoje a expectativa de vida nas nações avançadas é de, aproximadamente, 75 anos e será de mais de 90 em 2050.

Envelhecer bem!

Estar bem na terceira idade exige atenção e alguns cuidados, que começam ainda na juventude! Com o passar dos anos o corpo se modifica, as rugas aparecem, assim como os cabelos brancos. E alguns problemas de saúde também podem surgir, como a perda da memória e a dificuldade de executar certos movimentos. Para evitar essas e outras complicações, é importante que o indivíduo se prepare para envelhecer bem e com saúde, praticando atividades físicas, alimentando-se corretamente e mantendo, sempre que possível, o estresse longe e os amigos por perto. O ideal seria adotar esse estilo de vida desde a juventude, mas os bons hábitos fazem diferença positiva na terceira idade, mesmo se adotados tardiamente. O idoso ativo tem mais interesses, mais saúde e qualidade de vida.

Fazer o check-up médico com frequênciamanter-se em movimentoter cuidado com a alimentaçãolerdivertir-se estar sempre na companhia de amigos e familiares são hábitos que precisam estar incluídos na rotina de todos – jovens, adultos e idosos.

Os idosos devem ser tratados com respeito, pois são pessoas mais velhas e que possuem muita experiência de vida. Precisam encontrar apoio de suas famílias, receber atenção, carinho e cuidados necessários para manter sua estabilidade física e emocional.

Seguindo todas essas dicas, podemos então comemorar com alegria o Dia do Idoso.