img_blog_8

Como posso me tornar um doador de Medula Óssea?

29 de maio de 2015

Conheça o passo a passo para se tornar um Doador Voluntário de Medula Óssea e saiba onde doar aqui no Espirito Santo.

1º Passo: Fazer a inscrição

A inscrição como doador voluntário de medula óssea pode ser feita em campanhas de doação ou em um Hemocentro, e envolve coleta de uma pequena amostra de sangue e o preenchimento de uma ficha cadastral.

É feita uma tipagem genética com a amostra de sangue coletada Alguns meses após a inscrição, seus dados serão cadastrados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Os dados das pessoas que se inscreveram como doadores voluntários são periodicamente cruzados com os de pacientes que necessitam receber transplante de medula em todo o Brasil no cadastro chamado REREME.

2º Passo: esperar

A compatibilidade de medula é determinada pela comparação dos genes do receptor e do doador. A chance de encontrar um doador compatível com um paciente é de cerca de1 em 100 mil. Essa dificuldade pode provocar uma espera de meses ou anos para que aconteça o transplante. Se o cruzamento REDOME/REREME encontrar um doador compatível para um paciente, o INCA ou o hemocentro regional fará contato com o candidato a doador para que se faça nova coleta e se aprofundem os exames genéticos, para confirmar a compatibilidade.

Você se inscreveu como doador? Lembre-se de sempre atualizar seus dados, pois o paciente compatível pode aparecer a qualquer época de sua vida e você deverá ser encontrado rapidamente!

3º Passo: Confirmada a compatibilidade, fazer a avaliação médica

Ao ser chamado para doar, um médico irá avaliar o seu estado de saúde e novos exames serão feitos. Com base nos resultados do seu estado de saúde, e da doença do paciente que irá receber a medula óssea, o médico vai explicar qual será o tipo de coleta: através de aférese (por filtragem do sangue) ou através de punção no osso da bacia.

4º Passo – Fazer a doação

Há duas maneiras de se coletar medula óssea:

O primeiro modo é a coleta pelo osso do quadril: é realizada com agulha na região da nádega, o procedimento dura 60 minutos e é feito com anestesia. O doador fica um dia em observação após o término do procedimento. Como efeito da doação, os doadores sentem dor no local da inserção da agulha semelhante à de uma injeção de benzetacil, ou a uma queda num jogo de futebol, que regride em uma semana.

O segundo modo é a coleta pela veia: o doador toma um remédio durante cinco dias para aumentar a produção de células-mãe, no sexto dia as veias do doador estão cheias de células -mãe. O sangue pode ser filtrado por uma máquina que retira as células-mae e devolve as células do sangue para as veias. Em geral, o processo de coleta dura de 4 a 6 horas. O efeito colateral do medicamento são dores no corpo, como as de uma gripe, que melhora com um analgésico.

Quem não pode doar?

  • Menores de 18 anos e maiores de 54 anos
  • Portadores de HIV ou Hepatite C
  • Pessoas que tem ou já tiverem algum tipo de câncer

 

Onde Doar?

- Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 07h às 17h30.

- Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3171-4361/4363/4362 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.

- Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3177-7930 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.

- Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-4135 – Rua Manoel Peçanha, 360, Boa Vista – No pátio do Hospital Estadual Roberto Silvares. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.

Doe vida em vida. Seja um doador de Medula Óssea.

Fonte: AMEO