foto-galeria-materia-620-nu

Cuidado com os exageros nas festas de fim de ano

23 de dezembro de 2014

As festas de fim de ano estão chegando e, com elas, as delícias são postas à mesa. É tanta oferta de comidas saborosas nessa época que é comum exagerar na quantidade ingerida.

Não é por acaso que, segundo o Ministério da Saúde, janeiro é o mês com maior ocorrência de doenças de origem alimentar. As pessoas comem o que podem – e o que não podem – no Natal e Ano Novo e as consequências são notadas no ano seguinte.

Por isso, tome cuidado com os lugares onde irá comer (quiosques de praia ou lanchonetes podem se tornar um problema) e evite excessos.

Para você escapar dos exageros, e problemas, separamos algumas dicas:

- Não fique mais de três horas sem se alimentar. Faça pequenos lanches durante o dia e também na véspera. Assim fica mais fácil evitar comer muito durante a ceia.

- Beba bastante água! Quem está desidratado sente mais fome, pois o alimento é uma forma indireta do organismo reter água e, por isso, acaba emitindo uma mensagem para que você coma mais.

- Ao servir seu prato, comece pegando os alimentos mais saudáveis. Assim vai sobrar menos espaço no prato para as comidas gordurosas. Também é importante mastigar bem os alimentos. Quem come muito rápido, além de ter uma digestão mais demorada, deixa de saborear a comida e acaba ingerindo uma quantidade maior.

- Não passe noites sem dormir ou dormindo pouco. Quando isso acontece o hormônio leptina – que regula o apetite – informa ao cérebro que você precisa de mais energia e, assim, você acaba comendo mais, armazenando gordura.

Fonte: Vila Mulher