tomatoes-264967_640

Defenda-se comendo bem

21 de agosto de 2014

Não tem jeito. Quando o inverno chega os consultórios ficam lotados, atestados são emitidos e a pantufa sai do armário. Não demora muito e as especulações começam: “A culpa é desse tempo maluco”, dizem alguns; outros dizem que a culpa é da “friagem”.  Febre e dor no corpo são sintomas recorrentes, e é muito comum atribuir ao clima a responsabilidade pelo quadro de enfermidade.

Entretanto, contrariamente ao que apregoa o senso comum, não é a queda de temperatura que nos derruba e nos põe de cama, e sim os ambientes sem circulação de ar e a concentração de pessoas nestes mesmos ambientes. Tal comportamento concentra e facilita a transmissão dos vírus ou bactérias, e aí é que entra o papel de um bom sistema imunológico: quando o vírus entra no organismo, ele é capaz de eliminá-lo sem sofrimento.

Eis a morada do problema. Com a correria e a falta de tempo para tudo, quase não paramos para observar atentamente a nossa resposta imunológica. Para aumentá-la é fundamental ter boas noites de sono, fazer exercícios físicos, controlar o estresse e, claro, ter uma boa alimentação.

Confira uma lista de alimentos aliados da imunidade:

- Frutas cítricas, como o limão e a laranja. Estas são clássicas. As frutas mais populares não têm essa fama à toa. Agem como reforço à imunidade, graças à alta concentração de vitamina C.

- Iogurtes e leites fermentados têm microorganismos que fortalecem o sistema imunológico, os famosos lactobacilos.

- A acerola é riquíssima em vitamina C (30 a 50 vezes mais que a laranja) e atua na fabricação e reconstituição dos leucócitos, em períodos de queda de imunidade.

- O alho é uma importante fonte de alicina, que estimula a resposta imunológica.

- A geleia real fortalece o sistema imunológico, combatendo infecções por vírus e bactérias.

- O chá branco é rico em catequina, também encontrado no chá preto e no chá verde, e é um poderoso antioxidante. A substância ainda fortalece o sistema imunológico.

- O gengibre é expectorante e age contra a inflamação e a dor.

- O cogumelo shitake contém lentinana, substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo.

- O tomate é fonte de betacaroteno ajuda as células imunitárias.

- O óleo de coco é rico em ácido láurico e caprílico, possui atividade antiviral e antibacteriana.

- A cenoura possui betacaroteno, presente também no tomate, que atua contra infecções.

- Folhas verde-escuras – como a couve – têm antioxidantes fundamentais para manter a imunidade em alta.

Fonte: IG Saúde