Não tem jeito. Quando o inverno chega os consultórios ficam lotados, atestados são emitidos e a pantufa sai do armário. Não demora muito e as especulações começam: “A culpa é desse tempo maluco”, dizem alguns; outros dizem que a culpa é da “friagem”. Febre e dor no corpo são sintomas recorrentes, e é muito comum atribuir ao clima a responsabilidade pelo quadro de enfermidade.
Entretanto, contrariamente ao que apregoa o senso comum, não é a queda de temperatura que nos derruba e nos põe de cama, e sim os ambientes sem circulação de ar e a concentração de pessoas nestes mesmos ambientes. Tal comportamento concentra e facilita a transmissão dos vírus ou bactérias, e aí é que entra o papel de um bom sistema imunológico: quando o vírus entra no organismo, ele é capaz de eliminá-lo sem sofrimento.
Eis a morada do problema. Com a correria e a falta de tempo para tudo, quase não paramos para observar atentamente a nossa resposta imunológica. Para aumentá-la é fundamental ter boas noites de sono, fazer exercícios físicos, controlar o estresse e, claro, ter uma boa alimentação.
Confira uma lista de alimentos aliados da imunidade:
- Frutas cítricas, como o limão e a laranja. Estas são clássicas. As frutas mais populares não têm essa fama à toa. Agem como reforço à imunidade, graças à alta concentração de vitamina C.
- Iogurtes e leites fermentados têm microorganismos que fortalecem o sistema imunológico, os famosos lactobacilos.
- A acerola é riquíssima em vitamina C (30 a 50 vezes mais que a laranja) e atua na fabricação e reconstituição dos leucócitos, em períodos de queda de imunidade.
- O alho é uma importante fonte de alicina, que estimula a resposta imunológica.
- A geleia real fortalece o sistema imunológico, combatendo infecções por vírus e bactérias.
- O chá branco é rico em catequina, também encontrado no chá preto e no chá verde, e é um poderoso antioxidante. A substância ainda fortalece o sistema imunológico.
- O gengibre é expectorante e age contra a inflamação e a dor.
- O cogumelo shitake contém lentinana, substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo.
- O tomate é fonte de betacaroteno ajuda as células imunitárias.
- O óleo de coco é rico em ácido láurico e caprílico, possui atividade antiviral e antibacteriana.
- A cenoura possui betacaroteno, presente também no tomate, que atua contra infecções.
- Folhas verde-escuras – como a couve – têm antioxidantes fundamentais para manter a imunidade em alta.
Fonte: IG Saúde