lig_dia_mundial_do_coracao_img_comp

Dia Mundial do Coração: como prevenir as doenças cardiovasculares?

29 de setembro de 2014

Hoje, 29 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Coração! Esta data tem o intuito de conscientizar a população a respeito dos problemas cardiovasculares que podem acontecer em qualquer idade e incentiva a modificação do estilo de vida, com a adoção de hábitos mais saudáveis de alimentação, exercícios e lazer.

As doenças cardiovasculares (DCV) afetam anualmente no Brasil cerca de 17,1 milhões de vidas, sendo que foram registradas no País mais de 300 mil mortes por ano decorrentes dessas doenças, que podem se manisfestar principalmente como infartos, derrames e mortes súbitas.

Causas

Algumas doenças cardiovasculares, como a hipertensão, por exemplo, não tem – na maioria dos casos – um motivo único para o seu desenvolvimento. O conhecimento atual sobre as causas das DCV aponta para uma combinação de predisposição genética, idade e estilo de vida – alimentação e atividade física, por exemplo.

No geral, estas doenças não tem cura, tem controle. E isso é possível a partir de alguns cuidados. É sempre válido mudar os hábitos e se cuidar com o objetivo de diminuir os riscos.

Prevenção

Eliminar os fatores de risco que desencadeiam as doenças é o melhor método para retardar os problemas ao máximo. Além da alimentação e exercícios físicos regulares, outros fatores também são importantes: evitar se alimentar em grandes quantidades, eliminar o tabagismo, reduzir e controlar o estresse, procurando uma condição de vida mais tranquila e mais feliz, por mais difícil que seja, são formas de minimizar os riscos cardiovasculares.

Fatores de risco modificáveis: tabagismo, colesterol alterado, hipertensão arterial, inatividade física ou sedentarismo, sobrepeso ou obesidade, elevada circunferência abdominal, presença de diabetes e alimentação inadequada. Fatores de risco não modificáveis: hereditariedade, idade e gênero (masculino ou feminino).

Dos 11 fatores de risco citados acima apenas 3 não são possíveis de serem controlados. Por isso, é importante frisar: controlar as doenças cardiovasculares é fácil! Basta adotar hábitos de vida saudáveis e visitar o cardiologista com frequência – para realizar exames e acompanhar se tudo está bem.

Fontes: Sociedade Brasileira de Cardiologia e Terra Saúde