lig_0014_14d_img_comp_agosto_dia_do_psicologo

Dia do Psicólogo: orientação e autoconhecimento

27 de agosto de 2014

Hoje, 27 de agosto, é comemorado o Dia do Psicólogo, profissional que se dedica ao estudo dos fenômenos da mente e do comportamento do homem, com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção.

O que é?

O profissional de Psicologia é, como o próprio nome diz, um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja: “ciência da alma”.

Como funciona?

A Psicologia, com suas técnicas científicas, pode realmente ajudar as pessoas a viverem melhor, já que seu objetivo maior é o autoconhecimento. É preciso deixar claro que quando se procura este profissional, ele não está lá para dar conselhos, julgar, dizer se você está certo ou errado, mas sim para pensar junto e ajudar o paciente a chegar na verdade, em quem ele realmente é.

O psicólogo lida com o comportamento humano e os processos mentais, tais como o pensamento, raciocínio, emoção, percepção, atenção, memória, criatividade, entre outros comportamentos pertencentes a subjetividade humana que agem a todo momento no cotidiano e, consequentemente, nos relacionamentos.

“Ser Psicólogo é uma imensa responsabilidade. É também uma notável dádiva, pois recebemos o dom de usar a palavra, o olhar, as expressões, e até mesmo o silêncio. O dom de tirar lá de dentro o melhor que temos para cuidar, fortalecer, compreender, aliviar…” Walmir Monteiro

E por ser tão importante é que hoje nós parabenizamos esse profissional que nos entende tão bem e não sai da nossa cabeça. Parabéns, psicólogos!