Capa

As diferenças entre depressão e ansiedade

2 de maio de 2014

Você sabe a diferença entre ansiedade e depressão? Quem é leigo no assunto, muitas vezes, pode confundir os sintomas.

Um pouco de ansiedade faz parte da vida, mas passa a ser um problema quando toma conta do indivíduo e se torna crônica, interferindo em sua vida, no trabalho, nas relações, no lazer e na saúde. Por isso, é importante entender o que está acontecendo em cada caso.

Sem exageros, a ansiedade pode ser boa, já que as incertezas nos impulsionam a viver e produzir. Porém, em excesso, pode ser paralisante, impedindo que a pessoa reaja ou faça coisas simples, como dirigir ou andar de elevador, apenas pelo desconforto que causarão.

Já quando o assunto é depressão, engana-se quem acredita que a doença deixa suas marcas apenas no humor do paciente. Os sintomas vão muito além da tristeza e podem impactar física e emocionalmente, causando até mesmo dores no corpo, tristeza profunda, ansiedade e a perda de interesse em cuidar da saúde e em fazer coisas que antes eram prazerosas.

Tratamentos

Assim como as doenças, seus tratamentos são diferentes. Procurar ajuda médica é essencial quando os sintomas surgem e incomodam por mais de duas semanas.

No caso da depressão, o rápido diagnóstico aliado a um tratamento precoce e eficaz, que promova a reintegração completa do paciente, estão diretamente ligados ao seu controle.

A adoção de alguns hábitos pelo paciente, como evitar o consumo de álcool, nicotina e drogas estimulantes, manter uma rotina diurna e o convívio social com parentes e amigos, bem como participar de grupos de apoio, também ajudam a controlar os sintomas.

Fonte: Viva Bem