destaque blog

Hemoes participa de ação solidária no Shopping Vitória

21 de julho de 2014

Dia 25 é uma data para não esquecer! Neste dia, o Hemoes participará de uma ação solidária no Shopping Vitória, de 8 as 16 horas. Além de contribuir para o aumento do estoque de sangue do serviço, as pessoas também poderão se cadastrar como possíveis doadoras de medula óssea. É muito importante participar, e toda ajuda será bem-vinda.

Doação de sangue

Para doar sangue é preciso observar alguns requisitos:

• Ter vontade e estar bem de saúde;
• Pesar mais de 50 quilos;
• Ter entre 16 e 67 anos (com 16 e 17 anos é necessário autorização do responsável legal, e acima de 61 anos deve ter feito sua primeira doação até 60 anos);
• Não estar em jejum. Se almoçar, aguardar 3 horas para a doação;
• Levar documento oficial de identidade com fotografia.

Medula óssea

Para se inscrever no cadastro nacional de potenciais doadores de medula óssea (Redome) basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 5 ml de sangue. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 54 anos pode participar.

O Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) tem a função de cadastrar pessoas dispostas a doar. Essa organização é necessária porque a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em 100 mil.

Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, o voluntário então é chamado para exames complementares e para realizar a doação.

Fonte: Folha Vitória e Secretaria de Estado da Saúde