antibioticos_(1)

Erros comuns ao tomar antibióticos

13 de novembro de 2014

Muitas pessoas erram quando o assunto é a ingestão de antibióticos. Em primeiro lugar, vale ressaltar que esse tipo de medicação precisa de uma prescrição médica rigorosa. Além disso, existem várias fórmulas para combater a mesma doença, e só um médico sabe a mais adequada.

Confira os erros mais comuns do tratamento com antibióticos, os perigos relacionados e como proceder em situações de surpresa, como o esquecimento de uma dose ou o aparecimento de alergias.

Não fazer o tratamento no tempo determinado - como todo medicamento, o antibiótico tem um tempo específico de vida em nosso organismo após ser ingerido. Conforme a classe de antibióticos e seu tempo de vida – bem como a doença e condição do paciente – o remédio é prescrito para dez dias, sete ou três dias, por exemplo. Imaginando já estar com a doença curada o paciente pode interromper o uso da medicação, quando na verdade é apenas a carga microbiana que diminuiu no organismo, sem ser completamente exterminada. Esses micro-organismos que não foram eliminados podem fazer com que a pessoa volte a ficar doente. E não pense que é impossível pecar pelo excesso – fazer o tratamento durar mais do que o recomendado pode sobrecarregar o organismo e afetar as bactérias que são benéficas ao seu corpo. É comum esse excesso de antibiótico destruir a microbiota intestinal, causando uma diarreia – mas em alguns casos os efeitos são mais graves e necessitam de internação.

Não ingerir a dose recomendada - a diminuição ou o aumento da dose podem acarretar sérias consequências, desde o agravamento da doença até a intoxicação pelo excesso de medicação. Ao escolher a dose o profissional leva em conta não apenas a doença, como também o peso, a idade e o histórico do paciente. Por isso é fundamental seguir o tratamento exatamente como prescrito.

Esquecer a hora de tomar o remédio - o intervalo entre as doses é calculado de acordo com a chamada meia-vida do remédio (tempo em que a concentração dele cai pela metade na corrente sanguínea). Os horários devem se adequar à rotina do paciente, seus horários de trabalho e sono. Uma dose ingerida antes da hora pode causar intoxicação ou, simplesmente, pode não ser absorvida pelo organismo. Já quando você se esquece de tomar o medicamento, pode sofrer com a volta dos sintomas.

Tomar antibiótico sem prescrição - esse erro é grave com qualquer medicamento, mas com os antibióticos, em especial, o perigo é dobrado. Há vários riscos envolvidos: alergia, intoxicação e, por fim, o não tratamento da doença. Além disso, tomar os medicamentos sem necessidade ou indicação acaba afetando as bactérias naturais do nosso corpo e, muitas vezes, elas se tornam nocivas e passam a causar doenças/problemas.

Interação com álcool - uma combinação perigosa e muito conhecida é antibióticos e bebidas alcoólicas. O álcool pode tanto potencializar quanto neutralizar os efeitos de um medicamento, em alguns casos ativando enzimas que transformam o remédio em substâncias tóxicas para o organismo.

Não prestar atenção nos sintomas - se o antibiótico causar erupção na pele, coceira, dificuldade para respirar, manchas vermelhas ou qualquer outra reação que não fazia parte do conjunto de sintomas inicial, é necessário procurar um médico imediatamente. Esses sinais podem indicar que você está tendo uma reação alérgica ao remédio, e esperar os sintomas passarem pode agravar ainda mais o quadro.

Fonte: Minha Vida