Os dias de Carnaval são marcados por muita festa, atividade física, suor em excesso, ingestão de bebidas alcoólicas e poucas horas de sono. Por isso, para curtir a folia sem que o corpo fique exausto, é fundamental cuidar da alimentação antes, durante e depois.
Os foliões precisam se alimentar de três em três horas com carboidratos na forma integral e gordura saudável, como azeitonas, castanhas e cereais. Esses alimentos garantem a energia necessária e ajudam a amenizar os efeitos do álcool. E claro, muita água, sucos e frutas precisam fazer parte do cardápio. Importante: nada de feijoadas ou churrasco. Esse tipo de alimento demora a ser digerido pelo organismo e pode prejudicar a diversão.
Antes
A preparação para o Carnaval requer refeições balanceadas, ricas em alimentos de fácil digestão, livre de pratos gordurosos e frituras. O folião deve abusar de sucos de frutas naturais, água, água de coco e picolés de frutas, que são altamente hidratantes e ricos em sais minerais.
A dieta também deve conter legumes, verduras, carboidratos na forma integral (arroz, pães, entre outros) e carnes brancas (aves e peixes), além de frutas. Este cardápio equilibrado, com muitas vitaminas e minerais, ajudará a reforçar o sistema imunológico.
Durante
Durante os dias de festa as refeições devem ser reforçadas com carboidratos na forma integral – e devem ser fracionadas, isto é, ingeridas em pequenas porções, a cada três horas. Estes alimentos são responsáveis por fornecer energia ao organismo.
Depois
Após o carnaval, é recomendado uma dieta com o cardápio similar ao indicado para o pré-carnaval, rica em água, água de coco e chá verde, sem frituras ou carnes gordurosas. Deve ser dada preferência às carnes grelhadas, cozidas, queijo branco, leite desnatado, doces (com moderação) e frutas.
Fontes: Nutrição em Pauta e Sentir Bem