lig_0043_14a_dia_do_farmaceutico

Farmacêutico: conheça a importância desse profissional

20 de janeiro de 2015

Hoje, 20 de janeiro, é comemorado o Dia do Farmacêutico, data escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria, no País.

Esses profissionais são especialistas no uso de fármacos e medicamentos – e seus efeitos e/ou consequências no organismo humano ou animal. De uma maneira geral, podem trabalhar em farmácias, hospitais, indústrias, laboratórios de análises clínicas, cosméticos, agricultura, prevenção de pragas, distribuição, transporte e desenvolvimento de medicamentos, entre outras funções e lugares.

Para ser farmacêutico é necessário gostar de estudar e entender disciplinas como química, farmacologia e fisiologia, além de matemática e até estatística. Também é importante saber fornecer orientações quanto ao uso de medicações, o que pode e o que não pode, por exemplo, ser ingerido com leite, sucos ácidos e água – já que tudo é uma combinação química.

Atuação do farmacêutico

Como citado anteriormente, o ramo de atuação dos farmacêuticos é amplo e abrange a área da saúde pública e privada, podendo envolver desde um grande laboratório que produz medicamentos e até mesmo hospitais, local em que esse profissional auxilia a equipe médica no que diz respeito a utilização de determinados medicamentos.

No Brasil, há mais de 70 ramos de atuação para os profissionais de farmácia, como: administração de laboratório clínico, administração hospitalar, auditoria farmacêutica, biofarmácia, farmácias em geral (dermatológica, hospitalar, homeopática, clínica, etc), hematologia clínica, microbiologia, toxicologias (clínica, ambiental, ceterinária, forence, etc), vigilância sanitária e mais.

O LIG Diagnósticos Especializados aproveita o dia para parabenizar esses profissionais tão importantes e essenciais para a saúde!

Fonte: G1