jarra-de-leite-57291

Intolerância à lactose: vilã da saúde e do bem estar

25 de junho de 2014

A dieta sem lactose virou febre entre famosas como Grazi Massafera e Letícia Spiller. É que, para alguns nutricionistas, depois dos 5 anos de idade a ingestão do leite pode ser substituída por outras fontes de cálcio e proteína, evitando os inchaços abdominais, tão temidos pelas mulheres.

Mais do que uma medida que visa a estética, excluir o alimento da dieta pode ser uma medida forçada quando existe a intolerância à lactose, incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente, uma enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose, ou seja, o açúcar do leite.

Sintomas

Os sintomas de intolerância costumam surgir minutos ou horas depois da ingestão de leite ou de seus derivados (queijos, manteiga, creme de leite, leite condensado, requeijão, etc), assim como de diversos outros alimentos que os contêm em sua receita, como sorvetes, cremes, risotos, mingaus, pudins, biscoitos e bolos.

Os mais característicos são distensão abdominal, cólicas, diarreia, flatulência (excesso de gases), náuseas, ardor anal e assaduras, estes dois últimos provocados pela presença de fezes mais ácidas. Crianças pequenas e bebês portadores do distúrbio, em geral, perdem peso e crescem mais lentamente, porque o alimento passa mais rapidamente pelo intestino e é mal absorvido.

Esse problema é mais comum do que se imagina: afeta cerca de 40% dos brasileiros de acordo com dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia, e ocorre na maioria dos povos. Os genes que levam à produção de lactase, que faz a digestão da lactose, geralmente são “desligados” à medida que se cresce. É um processo normal do amadurecimento.

Mas, certas mutações nesses genes podem causar deficiência de lactase mesmo em recém-nascidos, que se alimentam unicamente de leite, e o diagnóstico passa a ter caráter de urgência. Mutações podem também levar à permanência de intolerância à lactose em pessoas adultas e em famílias, que deverão aprender a conviver e a manejar essa condição, de modo a viver bem.

Diagnóstico

Especialmente em casos de crianças pequenas, quanto mais precoce o diagnóstico, melhor. Atualmente, testes genéticos podem diminuir o sofrimento dos pacientes com um resultado mais rápido e preciso, além de estabelecer diagnóstico diferencial com outras causas de inflamação intestinal. Os exames de biologia molecular podem ser feitos mesmo com células da mucosa bucal. Assim, pode-se obter a amostra para a análise de maneira eficiente e pouco invasiva.

Tratamento

A intolerância à lactose não é uma doença. É uma carência do organismo que pode ser controlada com dieta e medicamentos. Para pacientes maiores, não lactentes, a proposta é suspender a ingestão de leite e derivados da dieta a fim de promover o alívio dos sintomas. Depois, esses alimentos devem ser reintroduzidos aos poucos até identificar a quantidade máxima que o organismo suporta sem manifestar sintomas adversos. Mas, hoje em dia há outros recursos que aliviam bastante o problema: há vários produtos com baixo teor de lactose, como leite, sorvete, iogurte, e outros, disponíveis em bons supermercados.

A atriz Isis Valverde, por exemplo, precisou trocar o leite e seus derivados por versões com soja ou com teor reduzido de lactose. Passou também a ler detalhadamente os rótulos dos alimentos. Salsichas e outros embutidos (presunto, mortadela, etc), massas, várias margarinas e adoçantes em pó, por exemplo, contêm leite.

Há também suplementos dietéticos com lactase e probióticos que facilitam a digestão, que podem ser indicados pelo médico. Entretanto, esses suplementos precisam ser manipulados em farmácia ou importados, pois não são ainda fabricados em nosso país.