0202

O horário de verão e o relógio biológico

17 de outubro de 2014

Hoje começa mais um horário de verão! E o impacto de adiantar o relógio em uma hora é sentido imediatamente pelo seu corpo, que acaba sentindo fome ou sono em horários diferentes.

A alteração do horário de sono, segundo especialistas, pode trazer alguns prejuízos, como sonolência durante o dia, insônia à noite, cansaço e falta de apetite. Essa confusão que acontece no nosso organismo é um fenômeno que os médicos chamam de “desordem temporal interna”. O organismo tende a sincronizar seus ritmos ao novo horário, mas cada ser humano tem uma velocidade própria de ajuste. Depois de alguns dias, a maioria das pessoas se adapta ao novo horário.

Quando você adianta o relógio em uma hora a tendência é se sentir pesado nos primeiros dias, ou seja, com um pouco mais de sono. Uma das explicações é que acordar com o dia ainda escuro pode afetar a secreção do hormônio melatonina, acionado pela falta de luz, alterando o metabolismo.

Esses hormônios são regulados pelo ritmo do dia, pela claridade do sol e pela escuridão da noite. Com o horário de verão pode acontecer um atraso nessa secreção, causando sonolência por alguns dias, o que pode ser perigoso para quem precisa estar alerta no trabalho.

Como se adaptar?

No geral, o corpo consegue se adaptar ao novo horário entre três e sete dias após a troca. Entretanto, algumas pessoas sofrem o efeito rebote com muita intensidade, precisando adotar algumas mudanças na rotina.

Para evitar a sonolência e o mau humor, a dica é dormir pelo menos dez minutos mais cedo a cada dia, durante dez dias. Assim a adaptação, lenta e gradual, segue o mesmo ritmo do relógio biológico, sem causar grandes reações no organismo.

O ideal é manter também a qualidade e a regularidade do sono, seguindo alguns hábitos, como escolher um ambiente escuro, silencioso e com boa temperatura. Dica: evite fazer exercícios três horas antes de dormir, ingerir cafeína e comida pesada.

Todos prontos para o horário de verão?

Fontes: Mais Equilíbrio e Minha Vida