lig_0043_14b_dia_da_solidariedade_03

Pratique um ato de solidariedade!

30 de janeiro de 2015

No Dia da Solidariedade que tal falar sobre um ato simples que pode salvar muitas vidas? A doação de sangue é um procedimento rápido, fácil e seguro, porém nem todo mundo se dispõe a fazê-la voluntariamente.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil necessita, em média, de 5.500 bolsas de sangue por dia, mas o número de doações ainda é bem limitado – e os motivos são vários. Um deles está relacionado aos mitos que cercam o procedimento e ainda impedem muitos brasileiros de se dirigirem aos pontos de coleta. Quer descobrir o que é verdade ou mentira sobre a doação de sengue? Nós explicamos para você:

- Se você doar sangue uma vez, não será obrigado a doar sempre. Essa é uma decisão voluntária.

- A doação não “engrossa” e nem “afina” o sangue. Ele continua com a mesma consistência.

- O material utilizado é totalmente descartável e aberto na frente do doador. Por isso, não há risco de contaminação.

- Ao doar sangue você não engorda ou emagrece. Inclusive, dietas para emagrecimento não impedem a doação, desde que a perda de peso não tenha comprometido a saúde.

- Para que a doação de sangue seja feita é necessário que o doador esteja alimentado e descansado. É recomendado não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes, evitar alimentos gordurosos e aguardar pelo menos duas horas após o almoço para o procedimento.

- O uso de medicamentos será analisado caso a caso. É importante informar o tipo de remédio, caso algum esteja sendo utilizado, como os de uso contínuo, antibióticos e anti-inflamatórios. Quem toma anticoncepcional, anti-hipertensivo ou diurético, por exemplo, pode doar normalmente.

- Caso a pessoa tenha diabetes e a doença esteja controlada – por meio de alimentação ou hipoglicemiantes orais – ela pode doar normalmente.

- O fluxo menstrual não influencia a coleta de sangue. Neste caso, o que define se a mulher pode doar ou não é o teste de hematócrito, realizado minutos antes da doação.

- Após a doação o sangue tende a voltar ao normal rapidamente, portanto, não há fraqueza. O volume de sangue coletado é baseado no peso e na altura do doador. Além disso, o organismo repõe todo o volume doado nas primeiras 24h.

- A sua doação pode salvar pessoas diferentes. O sangue coletado é separado em vários componentes (concentrado de hemácias, de plaquetas e de plasma) e cada paciente recebe aquela parte que seu organismo necessita.

- Não é aconselhável doar sangue durante a gravidez, por se tratar de um período em que o organismo necessita das reservas de vitaminas e minerais para o bom desenvolvimento do feto. Já depois da gravidez, caso o parto tenha sido normal, a mulher poderá doar sangue após três meses. Em caso de cesariana, somente após seis meses. E se ainda estiver amamentando, deverá aguardar 12 meses após o parto.

- Os homens devem dar intervalos de 60 dias para a nova coleta e as mulheres, 90 dias. Isso deve ser feito para possibilitar a recuperação do sangue doado e, em especial, do estoque de ferro do organismo utilizado na produção de glóbulos vermelhos. Nas mulheres esse intervalo é maior em virtude da perda de ferro no período menstrual.

- A doação de sangue segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde com relação à segurança e ao tempo. Ela não pode durar mais que dez minutos.

- Cada componente sanguíneo possui uma data de validade diferente. Concentrado de hemácias (de 21 a 42 dias), concentrado de plaquetas (de 3 a 5 dias) e plasma (de 12 a 24 meses). Por isso, a importância de se ter doadores frequentes – em vários períodos do ano.

- Alguns tipos de vacina, como hepatite B, limitam a doação de sangue por um período de até 48h. Já a vacina da influenza (gripe) impede a doação por quatro semanas. Recomenda-se que o doador leve a carteira de vacinação do dia da doação.

O que é preciso para doar?

Ter entre 16 anos e 68 anos (doadores entre 16 e 17 anos com consentimento formal do responsável legal); ter peso acima de 50 kg; ter passado pelo menos três meses de parto ou aborto; não estar grávida; não estar amamentando; estar alimentado e com intervalo mínimo de duas horas do almoço; ter dormido pelo menos seis horas das 24h que antecedem a doação; não ter feito tatuagem, piercing ou acupuntura há menos de um ano; não ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados a menos de um ano; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação; não ser usuário de drogas; não ser portador de doenças infectocontagiosas como sífilis, doença de chagas e HIV (I ou II).

Ao dedicar alguns minutos para doar um pouco de seu sangue, o doador ajuda a salvar a vida de até três pacientes diferentes. Os homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, com um intervalo de 60 dias entre cada doação. Já as mulheres podem colaborar três vezes, com intervalo de 90 dias. Já no caso da doação de plaquetas por aférese, tanto homens como mulheres podem doar até quatro vezes por mês e 24 vezes por ano, com um descanso mínimo de 72 horas entre cada doação.

Onde doar?

- Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 07h às 17h30.

- Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3171-4361/4363/4362 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.

- Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3177-7930 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.

- Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-4135 – Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.