lig_0041_14d_dia_do_doador_de_sangue_3

Qual a importância da doação de sangue?

25 de novembro de 2014

Hoje, 25 de novembro, é o Dia Nacional do Doador de Sangue. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. A percentagem de doação no Brasil é preocupante, pois não chega a 2%. E esta quantidade ainda sofre uma queda alarmante durante o inverno, feriados prolongados e férias, períodos em que os hemocentros são obrigados a operar com menos do que o mínimo necessário.

Entre janeiro e outubro deste ano, as unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes) receberam 49.086 doações de sangue.

Graças à atitude desses doadores, que na maioria das vezes permanecem anônimos, mais de 147 mil pessoas puderam ser ajudadas, considerando que cada bolsa de sangue é dividida em três partes – concentrado de hemácias, plasma e concentrado de plaquetas – que podem ser utilizadas em diferentes situações clínicas.

O diretor-geral do Hemoes, Dr Antonio Peçanha, lembra que a doação é um ato simples e que não traz nenhum problema para o doador. Todo o procedimento leva em torno de 40 minutos, sendo de quatro a dez minutos de coleta.

“Qualquer um pode precisar um dia de uma transfusão, seja em função de um acidente ou uma doença. É preciso que as pessoas se conscientizem de que a doação de sangue voluntária é um ato de amor contínuo pela humanidade”, esclarece Dr Antonio.

O engenheiro mecânico André Nogueira Lentini, 36 anos, conta que sua primeira doação foi para ajudar a tia de um colega de escola – e aconteceu justamente na data em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue. “Como meu sangue é O negativo, que é um pouco difícil de encontrar, achei por bem fazer a doação mais vezes para que não faltasse no banco de sangue”. E assim ele fez da boa ação uma rotina, que já dura 18 anos.

De acordo com a médica responsável pela coleta externa do Hemoes, Dra Aline Siegle, entre janeiro e outubro foram feitas 21.574 doações na unidade de Vitória. Já as três unidades do Norte do Estado (São Mateus, Linhares e Colatina) e as unidades de Cachoeiro de Itapemirim (Hospital Evangélico e Santa Casa de Misericórdia) – que mantêm convênio com o Hemoes – somaram 27.512 doações nesse período.

“Esses números mostram que há espaço para o aumento do número de doadores, tanto na Grande Vitória como nos grandes polos do interior do Estado”, avalia Aline.

Quem pode doar sangue?

Para ser doador a pessoa deve pesar, no mínimo, 50 kg, estar munida de um documento de identidade com foto, além de ter entre 16 e 69 anos de idade e estar devidamente descansado e alimentado.

Os menores de 18 anos precisam ter autorização legal e apresentar documento original da pessoa que concedeu a autorização.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. Os homens podem doar quatro vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias e as mulheres podem doar três vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Onde doar?

- Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 07 às 17h30.

- Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3171-4361/4363/4362 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

- Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3177-7930 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

- Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-4135 – Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

Fonte: Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo