salmon-518032_1280

Série Chegada do Verão: cuidados com a alimentação

18 de dezembro de 2014

No dia 21 de dezembro tem início a estação mais quente do ano, o verão! Durante essa época muita gente aproveita para viajar, curtir uma praia, passar mais tempo com os amigos e, infelizmente, acaba descuidando da alimentação, o que pode ocasionar desconfortos e até mesmo contaminações.

Para curtir o verão e tudo de bom que essa estação pode oferecer, é preciso ter uma alimentação leve, saudável e acompanhada de muita hidratação. Frutas, verduras, legumes, peixe e frango não podem faltar, pois favorecem a digestão. Os cereais, de preferência integrais, e as leguminosas (grãos), também devem ser consumidas devido aos seus nutrientes e fibras presentes.

Opte por alimentos naturais e frescos. Evite os industrializados, os alimentos gordurosos e também as frituras – eles tornam o processo de digestão mais lento. Além de todas as funções, os alimentos leves e saudáveis, se bem conservados, diminuem ainda mais os riscos de contaminações frequentes no verão, que costumam ter como principais sintomas náuseas, diarreia e vômito.

Cuidados especiais

Durante o verão, devido ao calor e umidade, a proliferação bacteriana é maior, o que deve aumentar também os cuidados com os alimentos. Separamos algumas dicas:

- Mantenha os alimentos refrigerados. Retire do refrigerador os alimentos nas quantidades que for realmente consumir – e evite deixá-los – após o preparo – fora da geladeira.

- Evite alimentos de fácil contaminação como ovo, maionese e molhos - que são frequentemente armazenados em ambientes não refrigerados.

- Na praia, o cuidado deve ser ainda maior. Evite queijos, camarões e sanduíches com maionese, que costumam ficar muito tempo fora do ambiente de refrigeração.

- Quanto aos líquidos, muita água! Com o calor a transpiração fica elevada e é necessário repor constantemente a perda de líquidos, a fim de evitar a desidratação. Além da água, você também pode completar a hidratação ingerindo outros líquidos, como água de coco, sucos de frutas e chás.

Fonte: Mais Equilíbrio