beber-agua

Série Chegada do Verão: a importância da hidratação

19 de dezembro de 2014

Não há como viver sem água! Ainda mais durante o verão, época em que as temperaturas estão elevadas e a transpiração mais acentuada. A água representa de 40% a 80% do peso total do ser humano, e funções vitais dos órgãos dependem dela.

Para suprir todas as necessidades do organismo é preciso tomar, em média, dois litros de água todos os dias. Ao longo de 24 horas o organismo perde, aproximadamente, dois litros de água por meio da transpiração, urina, respiração e outras atividades que mantêm as funções vitais e, como o corpo não possui reservas ou condições para armazenamento de água, é essencial que a sua reposição seja diária para manter a saúde e as funções básicas do organismo.

O que acontece com frequência é que muita gente espera ter sede para beber água. A sede é um sinal de alerta para a necessidade do corpo por hidratação. Ela aparece quando a quantidade de líquidos no organismo já se encontra abaixo do nível desejado. Sendo assim, não espere a sede chegar e o seu corpo ficar com os níveis de água na reserva. Reabasteça seu organismo com frequência!

Os indivíduos desidratados apresentam menor volume de sangue que o normal, o que acaba atrapalhando o funcionamento do coração. A falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, se for muito prolongada, até mesmo levar à morte.

Se esses detalhes ainda não convenceram sobre a importância de beber rigorosamente a quantidade necessária de água por dia, aqui vão outros cinco benefícios:

Regula a temperatura corporal: durante os exercícios físicos ou quando o clima está muito quente, a água do organismo é liberada pela transpiração para regular a temperatura e evitar que nosso organismo esquente demais ou sofra alterações térmicas bruscas.

Desintoxica o corpo: ela auxilia na prevenção e no tratamento da infecção urinária, pois o líquido estimula as idas ao banheiro, o que ajuda a “limpar” o trato urinário. Em parceria com a ação das fibras alimentares, a água ajuda a formar e hidratar o bolo fecal, evitando que ele fique ressecado e, como consequência, cause constipação intestinal.

Absorção e transporte de nutrientes: a água auxilia na absorção de nutrientes e glicose. Além disso, o líquido ajuda no transporte dessas substâncias pela corrente sanguínea e na distribuição para as diversas partes do organismo.

Pele bonita: promove a revitalização das células e mucosas. Na pele, isso resulta em uma hidratação de dentro para fora. Portanto, ela constitui o método mais barato e eficaz para evitar o ressecamento e a descamação.

Fonte: Dr. Drauzio