pills-384846

Saiba o que a falta da vitamina B12 pode causar no seu organismo

26 de março de 2015

Ela é essencial para a formação, integridade e maturação das hemácias. Com a falta da vitamina B12 no nosso organismo, estas células aumentam de volume e o tamanho do núcleo fica desproporcional ao do citoplasma.

A B12 é necessária para o desenvolvimento e manutenção das funções do nosso sistema nervoso. Com a deficiência da vitamina, a mielina que recobre os nervos sofre um desgaste que recebe o nome de desmielinização, processo que ocorre tanto em neurônios de nervos periféricos, quanto naqueles da substância branca do cérebro.

A falta de vitamina B12 é mais frequente em descendentes de africanos e europeus do que em asiáticos. A prevalência é de 50 a 4.000 casos em cada cem mil habitantes.

Anemia perniciosa

A principal fonte da vitamina está nos alimentos de origem animal – carnes, ovo e produtos lácteos (que contém leite) são extremamente ricos em vitamina B12. Para absorvê-la, o tubo digestivo depende de fatores intrínsecos presentes num grupo especial de células do estômago (células parietais) e de receptores localizados no íleo.

E a causa mais frequente da deficiência é justamente a perda desse fator intrínseco associada a um tipo de gastrite (gastrite atrófica). A anemia resultante é chamada de anemia perniciosa, que tem sintomas como palidez, fraqueza muscular e, em casos mais graves, até lesões cerebrais. Pode haver ainda inchaço, hiperpigmentação da pele e icterícia.

Outras causas:

– Os idosos – de 10% a 30% deles – sofrem com alterações no estômago que diminuem a secreção de ácido clorídrico, fundamental para a absorção de B12.

– As cirurgias bariátricas também reduzem o número de células que secretam ácido clorídrico e o fator intrínseco.

– Uso crônico de medicamentos para reduzir a concentração de ácido no suco gástrico (omeprazol e ranitidina, por exemplo).

– Alguns medicamentos utilizados para tratar a diabetes – como a metformina – e para controlar a produção de ácido estomacal – como omeprazol e ranitidina -podem interferir na absorção da vitamina.

– Quem é vegetariano precisa tomar suplementos para repor a vitamina no organismo, já que alimentos de origem animal não entram na dieta.

Doenças inflamatórias do intestino e as que provocam má absorção são outras causas.

Diagnóstico e tratamento

É raro encontrar níveis sanguíneos de B12 muito baixos, mas os resultados considerados normais não excluem a possibilidade de deficiência. Os exames falso-negativos e falso-positivos são comuns.

Esse diagnóstico é feito com base nas dosagens sanguíneas de ácido metilmalônico e homocisteína, que se encontram elevadas em 98% dos casos. A reposição da vitamina provoca diminuição progressiva dessas concentrações, e a primeira dosagem deve ser pedida antes de iniciar o tratamento.

A reposição provoca regressão rápida do quadro. A anemia geralmente é corrigida em dois meses. O quadro neurológico regride parcial ou completamente em seis meses. O tratamento é mantido por períodos longos ou pela vida toda.

Quanto mais prolongada a deficiência, mais lenta e incompleta a recuperação.

Fonte: Dr. Drauzio