5606101841_b325325007_o

Você conhece os benefícios do iogurte?

27 de janeiro de 2015

Que tal inserir o iogurte no seu dia a dia? Além de ser um alimento que pode ser consumido puro, ele também é utilizado no preparo de molhos para saladas, combinado com frutas e até mesmo misturado com carnes. E tem mais! O iogurte pode proporcionar diversos benefícios à saúde. Alguns deles você confere logo abaixo:

- O iogurte é popular por ser uma fonte de probióticos – microorganismos que são benéficos ao organismo – ou seja, ele contém bactérias que garantem o bom funcionamento do aparelho digestivo. A sua inclusão nas refeições diárias pode impedir o aparecimento de problemas gastrointestinais, como constipação e doenças inflamatórias.

- Por ser derivado do leite, ele é uma excelente fonte de cálcio, um mineral importante para a saúde dos ossos. Quanto antes a ingestão de cálcio for iniciada para prevenir a perda de massa óssea, melhor. Acredita-se que, por volta dos 40 anos e com a chegada da menopausa, começa a diminuição da massa óssea, sendo a mulher mais vulnerável à osteoporose por causa da mudança na produção de hormônio.

- As vitaminas do complexo B, presentes no iogurte, ajudam a manter a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal. Elas também atuam no metabolismo de proteínas, lípideos e carboidratos, e têm importante papel na produção de energia para o organismo, na oxigenação das células e na produção de neurotransmissores.

- O iogurte é fonte de proteínas, que constituem os hormônios que regulam o funcionamento dos mais diversos órgãos do corpo. E alguns tipos de proteínas ainda servem de anticorpos, defendendo o organismo de agentes agressores.

- Pesquisadores da Universidade do Tenessee (EUA) observarem que adultos com obesidade que comiam três porções de iogurte desnatado por dia, como parte de uma dieta de baixa caloria, perdiam 22% mais peso e 61% mais gordura corporal do que aqueles que simplesmente cortavam calorias. Segundo os autores do estudo, os resultados aumentam as evidências de que a ingestão de cálcio e proteínas, tanto de iogurte como de outros produtos lácteos, pode ajudar a queimar gordura e promover a perda de de peso.

Fontes: Dicas de Saúde e Minha Vida